quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mozart ou Slash? Questão de saúde pública.



Muito interessante o texto abaixo mostrando a relação entre a música de Mozart e a saúde humana. Se analisarmos um pouco veremos que chama a atenção como a pessoa do artista é profundamente consonante com os comentários. É natural, pois a música composta por ele é um fruto do seu espírito, de sua maneira de ser. Em outras palavras, quem ouve Mozart recebe um tipo de influência benéfica tanto para os aspectos naturais da pessoa quanto para o espírito; que no caso é distinção, elegância, categoria, finura. Que aspecto interessante da medicina! Evidentemente, que aspecto interessante para a psicologia, psiquiatria etc. Leiamos juntos:

"Ouvir Mozart pode ter efeitos terapêuticos mais eficazes do que os remédios tradicionais no tratamento de várias doenças, incluindo a epilepsia, defendem especialistas do Instituto de Neurologia de Londres.
Segundo um artigo publicado no jornal inglês "The Independent", os cientistas chegaram a esta conclusão depois de tratarem um paciente de 46 anos que sofria graves ataques epilépticos. Após ter experimentado sete terapias e até uma intervenção cirúrgica ao cérebro, sem sucesso, o doente apresentou uma acentuada melhoria inexplicável. Os médicos descobriram então que o paciente tinha começado a ouvir música de Mozart cerca de 45 minutos por dia. Este não é um caso isolado. Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América, relataram uma situação semelhante com uma criança portadora da síndrome de Lennox-Gastaut (uma variante da epilepsia).
Ainda segundo o mesmo artigo, estudos mais aprofundados descobriram que ouvir a obra do compositor austríaco regularmente pode também aumentar a capacidade matemática e visual, reduzir o stress, aliviar dores de artrite e produzir efeitos benéficos no coração, além de estimular o cérebro dos fetos dentro da barriga da mãe." - P.L.Fonte: Metro, 25.03.2008


Se isso é cientificamente assim, imagine o efeito que produz o personagem abaixo! É o conhecidíssimo Slash. A diferença é tão brutal que se poderia imaginar, apenas do ponto de vista científico, quantos aspectos nocivos deve produzir! Dir-se-ia que um artista assim é um terrível mal contra a humanidade! Um problema de saúde pública... É o extremo oposto do benfazejo Mozart. Pobre juventude... Por que "artistas" como este alcançam o prestígio que têm? Quem faz o prestígio deles?


Compete a nós sermos objetivos no avaliar esta realidade e recusarmos considerar isso como um valor cultural. É um anti-valor total. Consola-nos que Nossa Senhora tenha prometido o triunfo do Seu Imaculado Coração no mundo. Então será a vez dos super Mozarts. E a saúde pública será muito melhor do que hoje!

Um comentário:

Evaldo Luis disse...

A fotografia de Mozart, transmite, elegancia, ordem, paz e harmonia. Podemos facilmente elevar nossos pesamentos, para coisas mais sublimes. Quanto a fotografia de Slash, nos leva a tender para baixo, nas confusões dos nossos dias, o caos em tudo o que nos rodeia. Não tem espaço para reflexão, tudo tende para a ansiedade e gozo efemero dos sentidos e isso não traz a verdadeira Felicidade, tão desejada pelo homem atual.